Bioindústria e os Desafios Actuais da Indústria Agroalimentar

A população mundial tem aumentado exponencialmente e como resposta a produção animal torna-se cada vez mais intensiva e insustentável.

Os produtores agrícolas enfrentam dificuldades na nutrição dos seus solos, utilizando essencialmente fertilizantes químicos e minerais, os quais contribuem para a poluição da água. A procura por fertilizantes mais sustentáveis tem aumentado e os fertilizantes orgânicos são uma possível solução, contribuindo para uma maior retenção de água no solo e diminuindo a lixiviação dos nutrientes minerais.

A produção mundial de produtos de origem animal tem crescido agressivamente nos últimos anos, fomentando o aumento dos preços destas fontes nutricionais e acrescendo o impacto ambiental da sua produção.

No caso da produção agropecuária surgem dificuldades na procura por fontes nutricionais para os animais, essencialmente proteicas. As fontes nutricionais atualmente utilizadas são essencialmente soja, importada na Europa quase na totalidade, e farinha de peixe, que depende da captura de peixes no mar e que é essencialmente utilizada na alimentação de peixes em aquacultura.

Importância dos Desperdícios da Produção Agrícola

EntoGreen® desenvolveu um processo de bioconversão de desperdícios vegetais como resposta a estes desafios.

Esta é uma tecnologia de base biológica que utiliza insetos como motor da transformação dos nutrientes perdidos em fontes nutricionais para plantas e animais.

Veja o video em baixo para uma explicação breve.

O Processo de Bioconversão

Como funciona o Processo?

Nas nossas instalações são produzidas e criadas moscas adultas (Black Soldier Fly) que vivem nas condições ideias para proporcionar a sua reprodução e a produção de grandes quantidades de ovos. Estes ovos de mosca são então inoculados numa mistura alimentar desenvolvida pela EntoGreen e que irá gerar as larvas na fase ideal para inoculação nos desperdícios alimentares a bioconverter.

 

Fase I

Aproveitamos os desperdícios de produtos vegetais que nos são cedidos por produtores. Estes desperdícios, unicamente vegetais e de origem controlada, são processados e utilizados na alimentação dos insetos produzidos nas nossas instalações.

Fase II

Após alguns dias as larvas aumentaram várias vezes de tamanho e digeriram a totalidade dos desperdícios utilizados, tendo convertido os nutrientes presentes nos desperdícios em fertilizante orgânico para o solo.

Fase III

As larvas, ricas em proteína e gordura, servem depois de alimento para animais(cujo alimento natural são insectos) ou são processadas em farinha e óleo de insecto como solução nutricional para animais.

Produtos

EntoGreen pretende estar envolvida em todos os passos que contribuam para sustentabilidade no sector Agroalimentar , através dos seguintes produtos e serviço:

Bioconversão

Disponibilizamos um serviço de valorização de desperdícios alimentares de origem vegetal, um serviço assente na bioconversão pelas larvas da Mosca Soldado Negro e que é a base do nosso processo.

Características:
A implementação deste serviço atribui uma marca de sustentabilidade aos nossos parceiros que dele usufruem.

Fertilizante Orgânico

O fertilizante orgânico tem um equilíbrio de azoto, fosforo e potássio que o coloca entre os melhores fertilizantes orgânicos disponíveis e pode ser produzido com características diferentes consoante o desperdício vegetal utilizado. A sua constituição em matéria orgânica contribui para a saúde dos solos e mantem os nutrientes mais tempo na terra. Além disso, existem restícios de quitina no fertilizante que tem sido apontado como um elemento interessante no crescimento vegetal.

Estamos atualmente a produzir várias toneladas de fertilizante e a realizar ensaios em talhões experimentais, focando a sua utilização em várias culturas.

Nutrição Animal

As larvas produzidas são separadas, desidratadas e farinadas, produzindo a farinha de inseto, o principal produto da EntoGreen.

Características:
Esta farinha de inseto tem cerca de 40% de proteína e 30% de gordura e são uma fonte nutricional muito interessante para a alimentação de animais de companhia e peixes, mas no futuro certamente também terão um papel na alimentação de aves e porcos.

Estamos atualmente a proceder a ensaios de alimentação com várias espécies de animais e procuramos parceiros interessados em desenvolver novas linhas de produtos.

Prémios:
Parceiros:
Apoios: