Skip to main content
search

A Agenda Mobilizadora InsectERA, liderada pela EntoGreen e cofinanciada no âmbito do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, foi lançada ontem, dia 14 de fevereiro de 2023, no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, em Santarém.

 

Este consórcio liderado pela Ingredient Odyssey SA (EntoGreen) e constituído por  42 empresas, entre entidades do sistema cientifico e tecnológico, associações e instituições oficiais, está apostado em investir cerca de 43 milhões de euros na criação de um setor inovador assente em económica circular, sendo que a maior parte do investimento está afeto às empresas e mais de 50% do investimento proposto é produtivo, gerando mais de 140 postos de trabalho diretos e criando a Zona Económica Circular de Pernes, aquela que, que seja do nosso conhecimento, será a primeira Zona de Desenvolvimento Económico totalmente dedicada a atividades de económica circular e onde se converterão dezenas de milhar de toneladas de bagaço de azeitona em produtos de valor acrescentado para os setores agroalimentar e bioindustrial.

Apelidada de “maratona em sprint” pelo seu líder Doutor Daniel Murta, CEO da EntoGreen, a Agenda Mobilizadora InsectERA – a ERA dos insetos, pretende desenvolver três novas fábricas de produção de insetos, uma fábrica de produção de quitosano e um centro logístico até 2025, estando também contemplados investimentos com obras de construção ou adaptação, aquisição de equipamentos produtivos, incluindo sistemas de climatização, de processamento e de biodigestão, equipamentos de laboratório de controlo de qualidade, embalamento e instalação de painéis solares. Com este programa de investimento prevê-se atingir a industrialização de, pelo menos, 100 novos produtos, processos e serviços à base de insetos para o mercado.

De entre estes objetivos a Agenda visa desenvolver a industrialização, comercialização e exportação de produtos inovadores à base de insetos, com soluções nutricionais para pessoas, animais e plantas, oportunidades para as indústrias da cosmética e dos bioplásticos, bem como para o setor da biorremediação, através da criação de soluções de valorização de resíduos orgânicos.

A sessão de lançamento contou com uma plateia de mais de 120 pessoas incluindo os vários parceiros deste consórcio que engloba três produtores de insetos em Portugal (EntoGreen, Thunder Foods e The Cricket Farm Company), a consultora de inovação tecnológica INOVA+, os laboratórios colaborativos B2E CoLab, Colab4Food, FeedInov CoLab e InnovPlantProtect CoLab e as empresas Auchan, Mendes Gonçalves, Monliz, Agromais, Savinor, Mesosystems, Sorgal, Solfarcos, Nutrifarms, PetMaxi, Rações Zêzere, Sensetest, VOID Softwares, Plásticos Joluce, Lisbon Law, entre outras.

O evento contou com a abertura por parte do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, que referiu como a sua cidade se deverá tornar a capital do setor bioindustrial dos insetos, gerando-se um conjunto de ferramentas que contribuirão para que Santarém detenha um ecossistema que fomente o desenvolvimento deste setor alavancando-o de Portugal para o Mundo.

A Sessão de lançamento contou com uma explicação sumária dos objetivos e estratégia de implementação do projeto, focando os desafios de tornar uma visão a longo prazo numa realidade em menos de três anos, sendo, como explicado várias vezes, “uma maratona em sprint” na qual todos os parceiros irão acompanhar e contribuir para o sucesso.

A Srª. Diretora Geral de Alimentação e Veterinária, Mestre Susana Pombo, encerrou a sessão focando os desafios atuais da sociedade que tornam esta Agenda Mobilizadora premente e uma enorme oportunidade de futuro para o nosso país, permitindo que desenvolvimentos técnicos e científicos sejam alavancados de forma acelerada e coordenada envolvendo de forma estreita a cooperação entre entidades legais, centros de I&D e empresas.